“O ECC é um serviço valioso na vida das comunidades”

ENTREVISTA ~ DOM SÉRGIO DA ROCHA – ARCEBISPO DE BRASÍLIA

Foi Dom Sérgio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília, quem deu as boas vindas aos congressistas na primeira noite do evento. Manifestou alegria por receber o Congresso no ano jubilar dos 60 anos da Arquidiocese de Brasília e quando o ECC está prestes a completar 50 anos de serviço à Igreja Católica. “A palavra ‘jubileu’ significa alegria que vem de Deus”, disse.

Qual a importância do lema do Congresso, assunto da sua palestra para casais e diretores espirituais do ECC?

Toda a Igreja é chamada a ser missionária, a evangelizar. O ECC é um serviço valioso na vida das comunidades paroquiais e, neste Congresso haverá um estímulo ainda maior para que os casais sejam evangelizadores, missionários, não só atuando na comunidade, colaborando na evangelização das famílias e sendo sal da terra e luz do mundo.

Brasília é escolhida para sediar o Congresso no ano jubilar em comemoração aos 60 anos da Arquidiocese e às vésperas de o ECC fazer 50 anos…

É motivo de grande alegria e gratidão a escolha de Brasília. É sempre uma graça de Deus poder acolher irmãos que vêm aqui participar de momentos tão especiais quanto esse Congresso. É claro que, ao celebrar um jubileu, essa alegria se torna maior. A palavra ‘jubileu’ significa alegria que vem de Deus, que vem do reconhecimento do amor de Deus presente nestes 50 anos de história do ECC e também a alegria de reconhecer a dedicação generosa de tanta gente ao longo deste tempo. A alegria é multiplicada porque também celebramos o jubileu de 60 anos da Arquidiocese.

Que mensagem o senhor deseja que os congressistas levem de Brasília?

Em Brasília, temos uma Igreja viva, que é uma grande família, que vive da fé. Gostaria muito que aqueles que participam do Congresso possam levar essa experiência de uma família acolhedora e que vive do amor fraterno. Eu penso que a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida (que percorreu todas as regiões do Brasil antes do Congresso) já fala muito. Que a imagem da Virgem Santíssima na Catedral de Brasília seja levada no coração e na vida das famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *