“A família, fundada e vivificada pelo amor, é uma comunidade de pessoas: dos esposos, homem e mulher, dos pais e dos filhos, dos parentes. A sua primeira tarefa é a de viver fielmente a realidade da comunhão num constante empenho por fazer crescer uma autêntica comunidade de pessoas” (João Paulo II, FC 18).
Com imensa satisfação que vem da Graça Divina, realizamos nosso XXII CONGRESSO NACIONAL DO ECC, sob o olhar intercessor de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e desta Arquidiocese que nos acolheu, neste final de semana , na pessoa do seu Arcebispo Metropolitano, Cardeal Sergio da Rocha, dos seus bispos auxiliares, sacerdotes, casais e famílias hospedeiras. Um agradecimento particular ao Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni D´Aniello, por celebrar conosco.
Aos senhores bispos, padres, diáconos, religiosas e casais que de perto e de longe estiveram conosco, nossa imorredoura gratidão pelo carinho e pela estima devotadas ao Encontro de Casais com Cristo em todos os cantos da nossa imensa Pátria Brasileira. Contaremos sempre com o apoio de todos os senhores.
O Congresso Nacional do ECC é um evento exigente e de grande importância, pensado nos mínimos detalhes com antecedência e amparado por uma intensa espiritualidade dos casais de todo o território nacional. A capela com Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Congresso, visitou dioceses, paróquias, hospitais, locais públicos, famílias, instituições, presídios, lugares de assistência aos carentes e etc. Quanta beleza espiritual e quantos atos de piedade em favor desse evento.
Gratidão a todas as equipes de trabalhos e hospedagem que há tempo vem se empenhando na realização deste importante acontecimento. Deus lhes recompense pela entrega e dedicação, sob a liderança do Pe. Silvano e do Casal Joaquim e Cida que aceitaram a incumbência de montar e fazer acontecer este evento em comunhão com o Conselho e Secretaria Nacional do ECC, Equipe Regional Centro Oeste do ECC nas pessoas do Pe. Lécio e do Casal Queirós e Nazaré, e com os casais diocesanos do Distrito Federal. Em nome de nosso Conselho Nacional e da Secretaria Nacional do ECC, recebam nossos agradecimentos acompanhados de nossas preces.
Abrimos com esse Congresso o tempo de celebração dos 50 anos do ECC que se encerrará com os Congressos das Regiões no ano de 2021. Será um tempo de fazer memória do quanto Deus tem agido através do Serviço Escola do ECC. A figura do idealizador do ECC, Pe. Alfonso Pastore, in memorian, será lembrada com gratidão por ter legado à Igreja a intuição deste grande serviço de ajuda às famílias na caminhada com Jesus Cristo na sua Igreja.
O Serviço Escola do ECC quer ser uma ajuda como tantas outras às dioceses de todo o Brasil no empenho evangelizador da família. Neste momento crucial de tentativa do mundo pagão organizado de desconstruir a família humana através da Ideologia de Gênero, do feminismo, da fomentação de modalidades afetivas em nome da família destoada do Plano Divino da Criação, queremos dizer que “cremos na vida, cremos na família”.
A Sagrada Família de Nazaré, ícone inspirador para as famílias de nosso tempo, acompanhe a todos na volta aos seus lares e os inspire ações cada vez mais oportunas e objetivas em favor de nossas famílias. Obrigado por tudo! Deus os abençoe sempre!